Ensino

Caros,

Aí está mais uma interrupção lectiva. Como não consigo estar parado aproveito para ler e me educar fora da sala de estudo. Parece-me cada vez mais importante que o façámos e espero que este post faça a nossa comunidade percussiva pensar. Os links que se seguem estão relacionados com a forma como as escolas funcionam, questionam se o modelo de ensino ainda é válido no séc.XXI e de que forma este estimula ou não a criatividade.

Do meu ponto de vista é necessária uma mudança de paradigma. A maioria, senão todos, os alunos deste curso tornar-se-ão professores, se é que já não se tornaram. Como professor tento mudar o que posso e proporcionar aos alunos aquilo que não tive e que com o passar do tempo entendi que devia ter tido. Sei que muitos de nós começam a ”vender” aulas por necessidade financeira e não critico pois possivelmente comecei por essa razão. No entanto este mestrado fez-me pensar e reavivar uma máxima antiga: se tens mesmo de fazer algo, faz bem feito. Proponho portanto que comecemos a reflectir um pouco mais sobre questões de didáctica, metodologia, pedagogia e filosofia. Se repararem quase todos os posts que coloquei neste blog abordaram questões de didáctica e metodologia. Desta vez deixo-vos dois vídeos de Sir Ken Robinson que abordam algumas questões relacionadas com filosofia do ensino. São 40 minutos de vídeo, mas vale a pena ver tudo. Consegui uma versão com legendagem em português.

http://www.ted.com/talks/lang/pt/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html

http://www.ted.com/talks/lang/pt/sir_ken_robinson_bring_on_the_revolution.html

Espero que seja do vosso agrado.

Boas festas,

JCP