Escalas

Caros,

Depois da aula de hoje e depois de ter visto durante todo o dia o pessoal a batalhar nas escalas, o que é óptimo, vim procurar alguns artigos que podem ajudar ao estudo das mesmas.

Vi muita gente preocupada em tentar aprender todas as escalas duma só vez. Eu sei que a vontade de as aprender é muita, no entanto isto parece-me contraproducente visto que o mais certo é que no fim do dia já não se lembrem da maior parte delas. Para além disso o ponto de concentração vai sair do som e articulação e vai-se apenas centrar na parte de ”tocar as notas certas”, e 36 escalas são muitas notas!!! Eu acredito que se estudarmos 9 escalas por dia (ex: Fá #, Ré bemol e Si, em modo maior, menor harmónico e menor melódico) teremos mais hipótese de ser bem sucedidos e ao fim de 4 dias já trabalhamos todas. E, se isto for muito, 6 ou 3 escalas por dia, o que aumenta para 6 ou 12 dias o ciclo de todas as escalas.

Tudo isto que acabo de referir vai de encontro ao artigo que encontrei. Parece-me extremamente interessante e um estudo orientado desta forma pode trazer óptimos resultados. Esta abordagem trará benefícios ao nível da velocidade de processamento e técnica, para além do som e articulação. Aproveitem para outros artigos do site, o pessoal do jazz percebe de escalas a nível profissional:) Enjoy:

http://jazzadvice.com/how-to-practice-scales-for-speed/

 

Cumprimentos,

 

JCP