Escalas e Arpejos

Escalas e Arpejos

Nas últimas semanas, o domínio das escalas e arpejos tem sido recorrente nas aulas, pelo que deixo abaixo a sequência de estudo que sugeri a várias/os alunas/os recentemente, de forma a clarificar qualquer dúvida ou questão:

  1. Metrónomo: semínima = 60 ou mínima = 30 / a tempo ou contratempo (alternar durante o estudo)
  2. Marimba, 2 baquetas para começar (mais tarde podem ser introduzidas quatro baquetas * / médias: com bom equilíbrio entre ataque claro e fundamental
  3. Em tercinas, começar na oitava 2, na seguinte sequência:
    • Dó Maior, duas oitavas
    • ao chegar à fundamental, começar na próxima colcheia de tercina (imediata) Dó sustenido maior
    • Continuar cromaticamente até chegar a Si Maior
    • nessa altura, descer as três oitavas até à fundamental da oitava 2, seguindo de imediato para Dó menor harmónico
    • Repetir toda a sequência (como nas escalas maiores)
    • Continuar cromaticamente até chegar a Si menor harmónico
    • nessa altura, descer novamente as três oitavas, seguindo de imediato para Dó menor melódico
    • repetir toda a sequência seguindo o mesmos paradigma, até chegar ao Dó 2 original
    • nessa altura, recomeçar toda a sequência das escalas maiores, menores harmónicas e menores melódicas, mas em 3ªs paralelas (fundamental mão esquerda)
    • ao chegar ao final do processo, recomeçar (sem hiato) toda a sequência das escalas maiores, menores harmónicas e menores melódicas, mas em 6ªs paralelas (fundamental mão direita)
  4. Repetir diariamente, aumentando o metrónomo em incrementos de 1 ponto
  5. Abrir o peito e rodar os ombros para trás (empurrando omoplatas para a frente: expirar profundamente)
  6. Trabalhar na buscar de boas sensações, acima de tudo – não esquecer dinâmicas, som, fraseado, articulações, trabalhando com imaginação e criatividade!
  7. A precisão e o som, chegam através das boas sensações
  8. Tomar nota das escalas menos imediatas, trabalhando separadamente as mais desafiantes (esta sequência completa serve, igualmente, para criar uma consciência do trabalho ainda a desenvolver)
  9. Após o domínio de toda a sequência, desenvolver variações, com outras pulsações, polirritmos, etc.

Votos de bom trabalho diário!

Pedro Carneiro

* com quatro baquetas, podem ser desenvolvidas diversas combinações, ex. escalas em 3ªs e 6ªs, combinar alternância desfasada entre 1/3 2/4 1/4 e 2/3 simultaneamente ou alternadamente