Humanautomata

Humanautomata

É já amanhã, a não perder!

Humanautomata – Orquestra de Robôs Phobos da Sonoscopia |

21-09-2019 | 21H | O’culto da Ajuda | Miso Music

Humanautomata é uma peça para orquestra robótica e pequeno ensemble que surge no seguimento do trabalho desenvolvido nos anos anteriores em torno de Phobos – Orquestra Robótica Disfuncional.  

Humanautomata explora as possibilidades de composição através da interação de uma máquina automática central (Phobos) com um conjunto de instrumentos convencionais e não convencionais operados por instrumentistas. Assim, conjuga-se uma linguagem híbrida entre a música escrita e a música improvisada, executada por músicos com experiência em ambas as áreas e em instrumentos tão dispares como os do Atlas de Instrumentos Utópicos (instrumentário desenvolvido pela Sonoscopia), a eletrónica, o piano, a harpa ou o violoncelo.  

A composição e direção musical é entregue ao compositor austríaco Lukas Ligeti, cuja singularidade da sua escrita, o seu trabalho prévio com instrumentos automáticos e a sua forte relação com a improvisação o tornam numa escolha que tem tanto de fascinante como de surpreendentemente natural.    
 

Composição e direção musical: Lukas Ligeti 

Músicos:  

Alberto Lopes, Gustavo Costa e Henrique Fernandes  (Atlas de Instrumentos Utópicos) 

Tiago Ângelo (eletrónica)

Angelica Salvi (harpa) 

Ricardo Jacinto (violoncelo)

Joana Gama (piano)  

Lukas Ligeti (marimba lumina) 

Construção de Instrumentos:  Alberto Lopes, Gustavo Costa e Henrique Fernandes 

Assistência à programação e electrónica: Tiago Ângelo