Aluno Percu@ESML Na Akademie Für Zeitgenössiche Musik, em Luzern.

Na passada semana de 19 a 23 de Fevereiro, Pedro Gouveia, aluno Percu@ESML, participou num estágio de música atual, promovido pela Hochschule Luzern, na Suíça.

Segue o depoimento e um registo fotográfico de alguns momentos passados na Akademie:

Ter participado na Akademie Für Zeitgenössiche Musik, da Hochschule Luzern, foi uma experiência singular, de todas as formas possíveis.

Foi muito especial ter contactado com uma biosfera de criação musical com a sua própria voz, complementada pelos restantes 135 academistas vindos de todas as partes do mundo.
Nesta semana, tive a oportunidade de trabalhar nas mais diversificadas valências estéticas e formais da música contemporânea, desde o trio que apresentei no Auditório Salquin, no concerto Final da Academia — Von den Rosen, para Percussão, Saxofone e Acordeão, do compositor residente Nadir Vassena; Na área da Improvisação não-idiomática, com o professor Lucas Niggli, em que me foi dada a oportunidade de trabalhar com um Ensemble de instrumentação diversa, na criação de pequenas peças de aproximadamente 10 minutos; quer num Workshop de introdução Audiovisual, em que, após uma Base teórica bastante completa, nos foi pedido para criar uma instalação artística com luz e som, com tempo e recursos limitados.

Na Área da Música de Câmara de percussão, foi trabalhada a Obra Drumming (Part. I) de Steve Reich, com o apoio incansável do professor Pascal Pons, com quem tive a oportunidade de ter três aulas, para mostrar repertório solístico.

Por fim, resta-me agradecer imenso a toda a classe de Percussão e a todos os portugueses radicados em Luzern por contribuírem para a minha integração, com especial agradecimento ao João Carlos Pacheco — as conversas, a partilha de backgrounds educativos, culturais e estéticos fez-me sentir em casa, ainda que com o pouco tempo que passei na Academia — uma experiência que certamente levarei para a criação artística que pretendo elaborar no futuro.

Obrigado.”